20 de Abril de 2016
Dicas

Aprenda a cuidar da pintura do seu carro

por Eduardo Ruano

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Sol, dejetos de pássaros, poeira, etc. A pintura do carro é um dos itens que mais sofre com o passar do tempo. Mas será que tirar a poeira antes de lavar é uma boa? Botar capa mofa a pintura?

Veja as dicas de Weslley Ruiz da Silva, coordenador técnico de repintura automotiva da Basf, empresa química alemã.

Deixe a poeira

Não faça uma limpeza prévia com pano ou espanador, tanto antes da lavagem a seco quando na com água (pode riscar a pintura). A limpeza com água deve ser realizada na sombra, para não deixar que os raios solares entrem em contato com os produtos químicos e causem manchas. Em ambos os casos, use pano específico e, de preferência, de microfibra.

Goteira com gesso

Usar soluções caseiras, como limão, pode funcionar se a cal ou o cimento que caiu sobre o veículo não tiver danificado o verniz.

Seque o carro

Gotas de água associadas à poeira geram manchas. Com o passar do tempo, essas manchas tendem a crescer, sendo removidas somente com o processo de polimento. Por isso, a importância de secar e proteger o veículo.

Cocô de pássaro

O primeiro passo para retirar dejetos de pássaros é tentar a remoção com água o mais rápido possível. Quando afetado o verniz, em casos mais leves, o lixamento e posterior polimento devem resolver o problema. Em casos mais profundos, esse procedimento deve ser feito por um técnico especializado e o veículo deve ser repintado de maneira manual.

Cuidado com a capa

As capas para carros protegem a pintura, mas a ação de tirar e colocar a capa pode gerar riscos no automóvel. Quando se realiza reparos no veículo e a pintura ainda continua liberando substâncias voláteis, é necessário deixar a tinta respirar, até que ela esteja realmente seca. Nesses casos, o abafamento gerado pela capa pode causar certa opacidade.

Dica

Lave seu carro periodicamente (sempre de cima para baixo), mantenha-o limpo e a salvo das intempéries e dos agentes nocivos para evitar danos à pintura e, consequentemente, a desvalorização na hora da pintura.

*Via