26 de Março de 2025 Fumaça branca, preta ou azul no escapamento: veja o que cada uma significa
Dicas

Fumaça branca, preta ou azul no escapamento: veja o que cada uma significa

por kyb

Quando o motor está em perfeito funcionamento, os gases liberados pelo escapamento não apresentam coloração intensa. No entanto, caso ocorra alguma falha no processo de combustão ou um defeito mecânico, esses gases podem adquirir algumas tonalidades. Pensando nisso, a Revista O Mecânico apresenta as possíveis causas desse fenômeno, para auxiliar na identificação dos problemas.

Uma tonalidade branca pode indicar várias situações, desde vapor de água até problemas sérios. Em dias frios, uma pequena quantidade dessa fumaça branca, que consiste em vapor de água, é normal, pois existe a queima da condensação do sistema de escapamento, que desaparece depois que o motor esquenta.

Se a quantidade de fumaça branca for grande, persistente e ocorrer mesmo com o motor quente, pode sinalizar situações como vazamento do líquido de arrefecimento na câmara de combustão, normalmente ocasionada por problemas na junta do cabeçote, ou também uma mistura com excesso de ar (pobre), derivado de erros de leitura no sensor MAF/MAP ou entradas falsas de ar no coletor de admissão, por exemplo.

Já uma fumaça preta no escapamento pode ser um sinal de que a mistura ar/combustível do motor está com excesso de combustível (rica), gerando uma queima incompleta e particulados no escapamento. Essa situação normalmente é ocasionada por injetores de combustível com vazamentos, sensor de oxigênio (sonda lambda) ruim, sensor MAF/MAP com defeitos, filtro de ar sujo, entre outros defeitos.

Por fim, uma fumaça azulada, na maioria dos casos, é um indicador de que o motor está queimando óleo, que além da coloração também produz um cheiro característico. Todos os motores consomem uma pequena quantidade de óleo, mas o consumo excessivo gera a fumaça azulada.

As principais causas dessa combustão do lubrificante são o nível de óleo acima do recomendado, vedações de válvula desgastas que acabam permitindo a passagem de óleo para a câmara de combustão, anéis de pistão gastos, válvula PCV com defeito que pode levar ao aumento da pressão no cárter, forçando o óleo a passar pelas vedações e entrar no motor, guias de válvula desgastadas, entre outros.

Dessa forma, observar a coloração dos gases do escapamento pode ser uma ferramenta útil no diagnóstico de possíveis problemas, fornecendo indícios sobre suas causas. Além disso, é essencial não ignorar esses sinais, pois a falta de manutenção pode resultar em custos mais altos caso os defeitos não sejam corrigidos o mais breve possível.

Por Murilo Santos