por Eduardo Ruano
Tem dúvidas de como cuidar da pintura do seu carro?
Em entrevista para o site Auto Esporte, Seiiti Ogata, proprietário da O2autolab, oficina especializada em funilaria e pintura, responde as principais perguntas sobre o assunto. Confira:
Algumas pessoas usam limão, esfregado diretamente, para remover manchas do calcário de goteiras de prédios. Pode?
Pode, desde que a cal ou o cimento que caiu sobre o veículo não tenha danificado o verniz. Se isso ocorreu, é preciso fazer uma repintura. O limão tem uma ação excelente para essa remoção, pois é ácido. É preciso limpar a área depois de passar o limão, pois, devido á sua acidez, ele pode corroer a pintura.
As capas automotivas protegem mesmo a pintura?
Sim. Por outro lado, a ação de colocar e tirar a capa risca o carro. Sendo assim, só vale a pena usá-la em um modelo que vai ficar muito tempo parado.
Como remover adesivos com papel de lataria?
Use um soprador térmico para aquecer, e o adesivo, remova-o usando uma espátula plástica. Depois, é necessário fazer um polimento para tirar a marca que o adesivo deixou.
Com que frequência se pode ou se deve encerar o carro?
Depende da cera que é utilizada. As ceras comerciais têm uma durabilidade média de um mês. Então, pode encerar a cada mês. Já os produtos profissionais resistem de seis meses a um ano.
Como eliminar grude de piche na carroceria?
Para evitar danos à pintura, é indicado o uso de um solvente leve ou à base de água. O ideal é ir a uma oficina, mas é possível fazer em casa uma solução com 50% de querosene e 50% de água. É importante ressaltar que, se o carro tiver alguma proteção como uma cristalização ou cera, o solvente vai remover esse produto. Por isso, é necessário reaplicá-lo.
Como remover respingos de tinta que caíram sobre a lataria?
O ideal é tentar remover enquanto a tinta não está seca, mas, se isso já ocorreu, é possível remover com uma solução com 50% de querosene e 50% de água. Em casos críticos, é melhor levar para uma oficina especializada.
Como evitar que a pintura fique fosca e que o verniz comece a descascar com o tempo?
Quando a pintura é original, dificilmente isso acontece. Isso só ocorre por conta de verniz de baixa qualidade. No dia a dia, o carro vai riscando e acaba perdendo um pouco do brilho. Por isso, de vez em quando, é bom fazer um polimento para eliminar os riscos.
O que ocasiona menos desvalorização na hora da revenda: riscos na lataria ou ter partes do carro pintadas?
Depende do comprador. Caso seja um lojista, se o carro foi bem repintado, provavelmente vai ter menos desvalorização do que o riscado. Se for para um particular, talvez a situação se inverta. O que é certo é que uma pintura malfeita deprecia muito.
Como tirar dejetos de pássaros e seiva de plantas?
Para os dejetos, use o limão. Já a seiva, com uma lavagem. Se já tiver afetado o verniz, é preciso fazer uma repintura.
É verdade que a cor vermelha "queima" com o passar do tempo, por conta da intensa exposição ao sol, neblina e sereno?
Na verdade, todas as cores estão sujeitas a essa ação dos raios UVA e UVB. Mas, hoje em dia, os veículos já têm uma proteção maior e não sofrem tanto com isso.
*Via