01 de Março de 2018
Notícias Kyb

Você já viu um Fusca antigo automático?

por kyb

Auto avaliacao 1 Essa raridade foi fabricada na Alemanha para os mercados europeus e americanos. No Brasil essas relíquias vieram em uma época de importação fortemente restritas, que provavelmente chegaram por aqui por meio de consulados. Esse sistema teve dois nomes em diferentes países, o primeiro foi chamado de “Automatic Stick Shift” para o mercado americano e para o europeu foi simplesmente “Automatic”. O câmbio não era bem um automático como conhecemos atualmente, mas podemos dizer que era quase um ancestral do câmbio automatizado. Resumindo, se tratava do mesmo câmbio do Fusca convencional, porém era modificado para eliminar o pedal de embreagem, que com isso permitia dirigi-lo sem a necessidade de ficar trocando as marchas. A ligação do motor-câmbio era feita por conversor de torque, como num câmbio automático comum. Uma curiosidade é que modelos mesmo com as datas de fabricações bem próximas eram bem diferentes um do outro, pois o modelo 1302 S, que era também chamado de “Super Beetle” tem como uma das principais diferenças para o mercado europeu a suspensão dianteira do Passat do estilo McPherson. Inclusive esse era um recurso que nunca acabou sendo aplicado no mercado do Brasil, infelizmente. Por esse motivo que as suas caixas de rodas eram maiores, a frente era delicadamente alongada e alargada e o capô era bem mais acentuado. Um outro detalhe que não podemos deixar de citar era que o “americano” tinha itens que se adequavam à legislação local, como por exemplo, os conjuntos de seta eram maiores, que eram agregados a elementos reflexivos (olhos-de-gato) nas laterais dos faróis traseiros e para-choque, e ainda tinha os obrigatórios faróis do tipo sealed beam. Não tem como não sonhar em pelo menos conhecer um desses. E você o que acharia de dirigir um Fusca Automático? Fonte: Revista Carro- N° 291 #Precisãopravocê