por Eduardo Ruano
Híbridos e elétricos estarão em alta em 2016. Além do alívio na cobrança do imposto de importação, anunciado em outubro de 2015, outros estímulos estão a caminho para esse tipo de veículo.
Ainda na área fiscal, são esperados incentivos para a nacionalização de componentes básicos como baterias e motores elétricos. Há o interesse das fábricas em aproveitar não apenas as novas oportunidades de negócio, mas também a necessidade de melhorar a eficiência energética da linha, uma exigência do governo brasileiro.
Os modelos híbridos terão preferência sobre os puramente elétricos, porque eles não dependem tanto da infraestrutura dos pontos de energia para abastecer.
Além das marcas mencionadas aqui, outras, como Porsche, BMW e Audi, também planejam ampliar sua oferta desse tipo de veículo.
Confira então os carros elétricos que devem chegar ao Brasil neste ano:
A nova geração do Prius, lançada em outubro no Japão, deve chegar por aqui no segundo semestre de 2016. Mas o novo híbrido deverá ter produção nacional em 2018.
A Volkswagen está testando o híbrido Golf GTE com o objetivo de vendê-lo em nosso mercado. Mas essa não deve ser a única novidade que a marca prepara para o Brasil. A outra seria o Up!, a versão elétrica do hatch compacto.
Em 2013, a montadora assinou um protocolo de intenções com o governo do Rio de Janeiro para a produção do elétrico Leaf, no país. Com o anúncio da redução do imposto de importação, porém, a empresa anunciou que já é certo que ela fará o modelo aqui a partir de 2017. Inicialmente, o carro será montado a partir de peças importadas.
A empresa é parceira da Itaipu Binacional para o desenvolvimento de carros elétricos. Além de Palio e Weekend nacionais, neste momento, ela avalia também três unidades do 500e fabricado no México. Mas o carro que deve chegar ao mercado será um Punto híbrido, que a empresa testa sem parcerias, em Betim (MG).
Fora do mercado por conta do dólar valorizado, o Smart ForTwo deve voltar ao país na versão elétrica, na nova geração de 2014, graças á redução do imposto de importação. A Mercedes, dona da marca, também está de olho em outros segmentos. Na Alemanha, ela dispõe de toda sua linha em versões híbridas. O mais cotado para vir ao Brasil é o C350 Plug-in Hybrid.
A chinesa roda no Brasil com o hatch e6, mas o sedã Qin é o que deve vir. Ele poderá ser oferecido pelo sistema compartilhado, como já existe em Paris e Amsterdã, segundo o interesse já manifestado por cidades brasileiras como Curitiba, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.
A coreana tem a versão híbrida do sedã Sonata, que seria um rival na medida certa para o Ford Fusion, assim como para o Honda Accord Hybrid, que também está para chegar.
Mas a marca tem outra carta na manga. Trata-se do Hyundai i-oniq, um hatch projetado para brigar com o Toyota Prius. Ele será lançado em 2016, na Coreia, e chegaria aqui um ano depois, mesmo tempo que a BMW precisou para lançar aqui o elétrico i3.