Uma das perguntas mais comuns que nos fazem é: “eu preciso de novos amortecedores?”. Ou então: “como eu vou saber se meus amortecedores devem ser substituídos?”. Vamos fazer o nosso melhor para respondê-los, mas primeiro, vamos nos certificar de entender a função dos amortecedores.
O sistema de amortecimento não se trata apenas de
conforto e dirigibilidade, trata-se também do controle de movimento de fluidos, o que auxilia no gerenciamento de estabilidade do veículo e também dos pneus.
https://youtu.be/nXHMt8RwvcA
Quando os amortecedores estão em funcionamento, o veículo está sob controle, capaz de responder e recuperar-se rapidamente dos comandos recebidos da direção e frenagem. Conforme as válvulas se desgastam dentro dos amortecedores, elas perdem a capacidade do controle de fluido. Isso resulta em movimentos adicionais dos pneus, da carroceria e finalmente, menor controle do veículo.
Então, como saber se eles devem ser substituídos? Felizmente, há algumas dicas que podem ajudá-lo a tomar a melhor decisão. Como o seu veículo reage?
Condução normal: O seu veículo ainda parece e soa como um carro novo? Amortecedores desgastados causam movimento adicional, o que significa mais vibrações e mais ruído ao dirigir em velocidades normais.
Freando: Como o seu veículo responde ao frear? Se os amortecedores estiverem funcionando normalmente, o veículo deve permanecer controlado durante a frenagem, sendo perceptível pelo condutor a desaceleração do veículo através dos freios traseiros. À medida que os amortecedores se desgastam, o veículo sofre com o excesso do movimento da carroceria e dos pneus, tornando-o mais difícil de dirigir. Ao completar o movimento de frenagem, a frente do veículo pode chacoalhar. Isso é um bom indicador de que os amortecedores estão gastos e devem ser substituídos.
Via: KYB Americas