27 de Agosto de 2024 Como identificar folgas no sistema de suspensão do veículo
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Como identificar folgas no sistema de suspensão do veículo

por kyb

O sistema de suspensão é fundamental para garantir uma condução estável, segura e confortável. Folgas ou desgastes nos componentes desse sistema podem causar ruídos, vibrações e, em casos mais graves, comprometer a dirigibilidade e a segurança do veículo. Identificar esses problemas antes que eles se agravem é essencial. Confira os principais sinais de folgas no sistema de suspensão e saiba como proceder.

Ruídos Anormais

Um dos primeiros sinais de problemas na suspensão são os ruídos, especialmente ao passar por lombadas, buracos ou curvas. Estalos, batidas ou rangidos podem indicar folga em componentes como amortecedores, buchas ou pivôs.

Desgaste Irregular dos Pneus

Se os pneus estiverem com desgaste desigual, isso pode ser sinal de desalinhamento ou folga em terminais de direção ou buchas da suspensão. A verificação regular dos pneus é essencial para identificar problemas logo no início.

Vibrações no Volante

Vibrações excessivas no volante, especialmente em altas velocidades, também indicam folgas no sistema de suspensão. Esses sintomas podem estar ligados a problemas em terminais de direção, juntas homocinéticas ou até nos amortecedores.

Perda de Estabilidade nas Curvas

Se o carro perder estabilidade ou parecer "flutuar" em curvas, pode haver folga nas buchas da barra estabilizadora, amortecedores ou outros componentes da suspensão. Investigar a causa rapidamente é importante para evitar riscos maiores.

Diagnóstico Preciso

Alexandre Parise, Supervisor Técnico da KYB do Brasil, destaca a importância de um diagnóstico preciso:

"O ideal para verificar folgas no sistema de suspensão e direção é levantar o veículo e, inicialmente, identificar de onde vem o ruído – se da coluna de amortecimento ou da parte inferior. Ao elevar o carro, realiza-se uma checagem preliminar em componentes como coxim, rolamento de roda, buchas da barra estabilizadora e bieletas. Utiliza-se uma alavanca pequena, pois uma muito grande pode induzir a um diagnóstico incorreto. Após essa verificação, partimos para a substituição de componentes com problemas. Quando o veículo está na rampa de alinhamento, refazemos as medições nos mesmos pontos, pois, com o carro suspenso, a suspensão fica esticada, dificultando a identificação precisa da causa do problema. Somente com o veículo apoiado ao solo é possível obter um diagnóstico mais claro e assertivo".

Identificar problemas no sistema de suspensão e agir rapidamente pode evitar reparos mais caros e preservar a segurança de todos.