No início dos anos 90 esses três clássicos eram considerados os melhores do mercado e competiam para saber quem seria o queridinho no segmento de luxo.
GM, Volkswagen e Ford haviam lançado seus carros quase juntos, no primeiro semestre de 1991, naquele mesmo ano a revista Quatro Rodas realizou um teste para definir qual era o rei do segmento.
Os três modelos se destacavam pela sofisticação e conforto, para se ter uma ideia o Monza contava com um painel digital, regulagem na altura do volante e ajuste de assento e encosto, que dava ao motorista uma posição mais adequada ao dirigir, itens que hoje são muito comuns mas que para época eram grandes inovações.
Quando o assunto era espaço o Versailles levava vantagem, o Monza e o Santana tinham uma divisória no encosto do banco traseiro, que roubava espaço e, por isso, acomodava melhor duas pessoas e não três, já no Versailles era possível levar tranquilamente um terceiro passageiro no banco de trás. Em comum os três tinham o desenho da carroceria, que seguia a tendência mundial de frente afilada e traseira alta, o que melhorava a aerodinâmica, trazendo mais economia de combustível, e aumentava a capacidade do porta-malas.
Nesse comparativo, Santana e Versailles tiveram desempenho melhor em relação a velocidade: passaram da barreira dos 175 km/h e fizeram a retomada 40-100 km/h em pouco mais de 21 segundos, algo surpreendente para veículos pesados como eram essas feras.
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Via:
http://quatrorodas.abril.com.br/noticias/grandes-comparativos-monza-x-santana-x-versailles/