15 de Janeiro de 2019
Produtos

As cargas existentes no amortecedor

por kyb

Nesse post nós vamos falar um pouco sobre as cargas existentes no amortecedor. Para os veículos mais modernos, que utilizam amortecedores pressurizados, o amortecedor trabalha internamente com óleo e com gás nitrogênio injetado sob alta pressão que faz com que não haja mistura entre o óleo, o fluido hidráulico e o gás, gerando assim um maior desempenho e maior vida útil. Muitas vezes essa carga de gás existente dentro do amortecedor é confundida com a capacidade de amortecimento, na verdade o que ocorre é que a carga hidráulica que vai determinar o desempenho do amortecedor montado no veículo, é controlada pelas válvulas internas do amortecedor por onde vai haver a passagem do fluido hidráulico gerando melhor desempenho. Como dito anteriormente, a utilização de gás dentro do amortecedor tem a função de fazer com que não haja mistura do ar e do óleo, o que poderia diminuir a vida útil do amortecedor e também a dirigibilidade do veículo, a carga de gás é determinada de acordo com a aplicação do veículo e tamanho do amortecedor, muitas vezes o mecânico quando retira o amortecedor da embalagem desce a haste acreditando que assim está fazendo a medição da carga hidráulica, mas por ser em velocidade muito baixa a única coisa que ele consegue medir é a carga de gás, assim efetivamente não está medindo a carga hidráulica do amortecedor. O recomendado é fazer a sangria do amortecedor e a montagem porque somente com o veículo em funcionamento será possível diferenciar a carga hidráulica, fazendo a comparação entre os amortecedores desgastados e o equipamento novo. Clique aqui e assista ao vídeo sobre o assunto em nosso canal no YouTube, se inscreva e fique ligado em todas as dicas.