07 de Agosto de 2018 4 Dicas de como cuidar do seu carro no frio
Dicas

4 Dicas de como cuidar do seu carro no frio

por kyb

Dicas_carro_frio Não somos só nós que sofremos no frio, o carro pode demonstrar muitos problemas por causa das baixas temperaturas, por isso, é importante tomar alguns cuidados. Confira 4 dicas que separamos para vocês:

1. Se puder evite usar etanol no frio

Por causa do preço, muitos motoristas preferem abastecer o seu carro com etanol, só que um carro no frio e com esse combustível, pode demorar para dar partida no período matutino. A dica é misturar 25% a 30% de gasolina junto ao etanol, antes que pergunte, não tem problema se o carro for Flex. Essa mistura pode ajudar na economia e garantir que o carro vai ligar pela manhã. Você também pode ficar de olho na gasolina, já que ela pode demorar para acabar quando está no reservatório. Se passou da validade, trocá-la pode resolver esse problema. Não fique jamais com gasolina velha em seu veículo.  

2. Atenção a bateria.

É preciso tomar muito cuidado, porque com a temperatura mais baixa é mais complicado para que a bateria forneça energia. Não somente a bateria, o motor também têm bastante dificuldade para funcionar no frio, pois o óleo se torna mais viscoso e com isso demora para circular. Já o combustível toma um tempo para vaporizar para funcionar o motor. Coitada da bateria, pois todos esses processos exigem muito mais dela. Para evitar esse problema, é preciso fazer a verificação de alguns itens de segurança do veículo para poupar e preservar a vida útil da bateria. * É fundamental fazer um teste para identificar a performance atual da bateria e do alternador para verificar se ele está recarregando a bateria adequadamente. Este teste é rápido e pode ser feito com um profissional que tenha um equipamento de teste de carga e descarga; * Dê partida no veículo com todos os equipamentos elétricos desligados, exemplo rádio e ar condicionado, só depois ligue-os. * Evite desligar o carro durante um congestionamento, por dois motivos; primeiro porque com o motor desligado o alternador para de recarregar a bateria e portanto, se os consumidores elétricos como faróis e rádio estiverem ligados significa que estarão se alimentando da energia da bateria; segundo pela segurança porque se a bateria descarregar não conseguirá dar partida no veículo novamente. * Se deixar o veículo sem uso por longo período, recomenda-se retirar a frente do rádio para diminuir o consumo da energia da bateria com o motor desligado. * Fique atento quando perceber luzes oscilando ou luz de advertência acesa no painel, mesmo com o motor em funcionamento. Problemas no alternador são as principais causas de panes elétricas dos veículos em trânsito.  

3. Não se esqueça do ar-condicionado

Ligar o ar-condicionado no frio é muito importante, tente fazer isso duas a três vezes por mês, durante uns três minutos. Não vai te atrapalhar e sim, te ajudar. É preciso fazer isso, simplesmente pelo fato que, ele é composto por diversas peças móveis, mangueiras e componentes que necessitam de lubrificação. E se ele ficar parado por um tempo, essas peças irão danificar.  

4. Não precisa esperar o carro aquecer

Há um tempo atrás, nós tínhamos que esperar o carro aquecer pela manhã, tanto que muitos até aproveitavam para tomar aquele cafezinho. Isso acontecia, principalmente, com carros movidos a álcool. Atualmente, com a tecnologia, nós não precisamos mais fazer isso, pois a central eletrônica detecta a temperatura ambiente e a do motor, e prepara para funcionar com as condições reais. Ela modifica a mistura de ar e combustível, mas recomenda-se esperar pelo menos uns 30 segundos para que o óleo chegue nas partes superiores do sistema e a temperatura da água seja ideal para o carro funcionar. Gostou das dicas? Você conhece alguma maneira de evitar que o frio cause problemas para o veículo? Comente e compartilhe. #Precisãopravocê