por Bruno
O interno, ou cilindro de trabalho, é onde o pistão e o eixo movem-se para cima e para baixo. O cilindro externo serve de reservatório para o fluido hidráulico. Há válvulas de fluido no pistão e na válvula da base fixa. A válvula da base controla o fluxo do fluido entre os dois cilindros e fornece um pouco da força de amortecimento. As válvulas no pistão controlam a maior parte do amortecimento. O termo "amortecedor a gás" geralmente refere-se ao mesmo desenho de tubo duplo, mas com um aprimoramento: gás nitrogênio de baixa pressão é adicionado para substituir a presença do ar-oxigênio. Essa tecnologia diminui a aeração e a perda de desempenho dos amortecedores.
O cilindro é divido em duas seções: a área do fluido e a câmara de gás. O eixo e o pistão movem-se na área do fluido. Esse tipo de amortecedor usa um conjunto único de válvula de fluido no pistão. O diâmetro da única válvula do pistão e do cilindro de trabalho é maior que o de um amortecedor de tubo duplo, mesmo que as dimensões externas dos dois modelos possam parecer iguais. Não há necessidade de ar ou óleo na área do fluido de modo que a válvula pode operar de maneira mais responsiva e sem nenhuma aeração ou perda de desempenho. A câmara de gás de alta pressão é separada da área de fluido por um conjunto flutuante de pistão e vedação. Isso promove uma área de expansão para o movimento do excesso de fluido formado durante o curso de compressão. Em movimentos mais agressivos, o pistão flutuante é empurrado ainda mais para dentro da câmara de gás, o que aumenta a pressão do gás rapidamente e cria uma força de amortecimento adicional. Graças a suas capacidades de alto desempenho, o modelo monotubo é utilizado como equipamento original em alguns veículos e oferecido como upgrade em veículos equipados com um modelo de tubo duplo de fábrica.
Para finalizar, veja esse vídeo dos dois modelos de amortecedores em funcionamento e repare a formação de das bolha no amortecedor de tubo duplo à direita.
https://www.youtube.com/watch?v=f0SQ7rBayg8